Zura informatica

Zura

domingo, 8 de maio de 2011

O QUE SÃO ANJOS














O QUE SÃO ANJOS

Escrito por: Lúcia Bischoff

Anjos são mensageiros que executam as ordens do criador. A palavra anjo vem do grego (ángelos), pelo latim angelu e significa mensageiro.

A imagem dos anjos é uma criação do homem, pois não têm corpo físico (são formados de pura energia), portanto não sofrem qualquer influência do meio físico. Os anjos podem assumir a imagem que lhes convir (qualquer idade, sexo, ou outra forma). São geralmente representados com asas, que representam a rapidez de locomoção e leveza; com uma auréola em volta da cabeça, que representa sua natureza divina; alguma vezes com mais de 1 par de asas de acordo com a posição na hierarquia; outras vezes como uma criança, por terem inocência e virtude. O tipo físico muda conforme o que é idealizado em cada época.

São criaturas puras, sem egoísmo, com grande capacidade de amar, com alto grau de conhecimento e comparando aos seres humanos, com maior livre arbítrio.

Estão acima da raça humana na hierarquia universal. Têm influência sobre todo o plano orgânico e elemental. Devido a esta influência, os anjos têm, como uma das suas missões, ajudar a humanidade em seu processo de evolução.

Os anjos se dividem em uma hierarquia, conforme o grau de evolução e funções, em ordem crescente: Anjos, Arcanjos, Tronos, Dominações, Principados, Potestades, Virtudes, Querubins e Serafins.

Durante a idade média, foram propostas várias classificações de Anjos. A mais popular , a hierarquia cristã, se originou do tratado "De Coelesti Hierarchia" de Dionísio o Areopagita (teólogo e filósofo), que foi feita a partir de passagens do novo testamento:

EFÉSIOS 1: 21
"Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;"

COLOSSENSES 1:16
"Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele."

Segundo o tratado "De Coelesti Hierarchia", os Anjos são divididos em 3 hierarquias de 3 coros cada uma, que seguem abaixo:

Primeira Hierarquia


Os que mantêm íntimo contato com o criador.

Serafins

Encarregados de transmitir o amor aos demais.

Passagens na bíblia: [ Isaías 6:2 ] e [ Isaías 6:6 ].

Querubins

Guardas e mensageiros dos mistérios divinos. Com a função de transmitir a sabedoria.

Passagens na bíblia: [ Gênesis 3:24 ], [ Êxodo 25:18 - 20], [ Êxodo 25:22 ], [ Êxodo 26:1 ], [ Êxodo 26:31 ], [ Êxodo 36:8 ], [ Êxodo 36:35 ], [ Êxodo 37:7 - 9 ], [ Números 7:89 ], [ I Samuel 4:4 ], [ II Samuel 6:2 ], [ II Samuel 22:11 ], [ I Reis 6:23 - 29], [ I Reis 6:32 ], [ I Reis 6:26 -27], [ I Reis 6:35 ], [ I Reis 7:29 ], [ I Reis 7:36 ], [ I Reis 8:6 ], [ Crônicas 3:11- 12 ], [ Salmos 18:10], [ Ezequiel 9:3 ], [ Ezequiel 10:2 ], [ Ezequiel 10:4 ], [ Ezequiel 10:7 ], [ Ezequiel 10:9 ], [ Ezequiel 10:14 ], [ Ezequiel 28:14 ], [ Ezequiel 28:16 ] e [ Ezequiel 41:18 ].

Tronos

Recebem as mensagens de Deus e as transmitem aos demais anjos de outras ordens.

Astro Regente: Saturno.

Segunda Hierarquia


Encarregados dos acontecimentos no universo.

Dominações ou Domínios

Cuidam para que os outros seres celestiais cumpram a vontade de Deus.

Astro Regente: Júpiter.

Virtudes

Traduzem a vontade de Deus.

Astro Regente: Sol.

Potências ou Potestades

Responsáveis pela ordem e pelos elementos (ar, água, terra, fogo) da natureza.

Astro Regente: Marte.

Terceira Hierarquia


São os que executam as ordens de Deus. Conhecem a fundo a natureza humana a qual estudam e interferem conforme o preciso para fazer a vontade de Deus.

Principados

Protetores dos líderes da sociedade.

Astro Regente: Vênus.

Arcanjos

Executam grandes tarefas e anunciações de Deus.

Passagens na bíblia: [ Tessalonicenses 4:16 ] e [ Judas 1:9 ].
Astro Regente: Mercúrio.

Anjos

Levam as mensagens de Deus aos seres humanos.

Astro Regente: Lua.


Um comentário:

  1. Sem esses anjos nossas vidas ficariam ainda mais difíceis. Tenho muito a agradecer aos anjos!

    ResponderExcluir